As sociedades invisíveis de gays idosos

gay_farmer2Dezembro chegou e o verão se apresenta com as suas cores, altas temperaturas e gente correndo pelas ruas apressada em garantir o melhor da festa de final de ano.

Aqui no meu cotidiano eu continuo observando o cotidiano dos gays e me causou surpresa, aliás, agradável, perceber que o mundo gay dos maduros e idosos é recheado de vida.

Aquela ideia de isolamento é coisa do passado, existe um mundo colorido para além dos nossos olhos e nosso entendimento. É o que eu chamo de sociedade invisível de gays idosos.

Na maturidade e principalmente na velhice os gays estão se enturmando, arrumando seus pares, para amizades e sexo. Vejo casais caminhando na Avenida Paulista e posso afirmar que esses arranjos de parceria tem muita coisa positiva.

As relações estão mais estáveis e menos fugazes porque se busca um companheiro para compartilhar o dia-a-dia e depois encontram outros casais para compartilhar amizades. Neste cenário eles compartilham bate papo, viagens, almoços, jantares e festas.

Não é surreal afirmar que a felicidade existe e preenche a vida desses maduros e idosos com muita vida. Cuida-se da saúde e o que vem depois é lucro.

A minha geração está literalmente fora do armário, com reservas, sem chocar a sociedade, vivendo a plenitude da aposentadoria com segurança e alegria. O estereótipo do velhinho gay ainda existe principalmente aqueles que não prepararam o caminho da velhice, tanto emocional quanto material.

Eu, particularmente acho legal e até motivador ver essa turma desfilando por aí sem a preocupação de encontrar o bofe ideal, pois ele ficou no passado e se aparecer um no presente tudo bem, senão, vida que segue.

Outra coisa comum são os círculos fechados de amigos, muito semelhante ao que acontece nos Estados Unidos. Uma turma de seis gays e até mais, todos maduros e aposentados com tempo de sobra para fazer o que lhe dão prazer.

Os componentes desses grupos se identificam por afinidades e dificilmente existe um jovem no grupo. São gays que gostam de homens maduros e a amizade começa justamente por gostos semelhantes de parceiros. Nesses grupos há respeito, não há traição, ou seja, um paquerando o parceiro do outro. Cada membro sabe o seu lugar nesta sociedade e isso gera vínculos fortes e duradouros.

Há reciprocidade em compartilhar o entretenimento e quando um não quer os demais seguem o planejado. Obviamente, nem sempre é possível todos estarem presentes em todos os eventos, mas na maioria das vezes eles estão sempre juntos.

Outro fator positivo neste tipo de sociedade é a ajuda mutua porque têm as características de uma família homoafetiva, cada qual se preocupa com o outro e não estão nem aí para o que os outros vão pensar, principalmente, vizinhos.

Nesta sociedade invisível não é obrigatório ter um parceiro, mas a maioria tem e isso torna o grupo mais coeso. São casais de maduros e idosos se enturmando com outros casais e diferentemente de maduros que gostam de jovens não querem viver isolados como um casal.

Os encontros geralmente ocorrem em ambientes fechados, na casa de um ou de outro, um almoço, um jantar ou simplesmente para passar o tempo. Quase nunca em locais públicos, exceto em eventos previamente combinados, como lazer, viagens, turismo,etc.

Ah, e não pense você que são puritanos e chatos pelo contrário, são alegres, soltam literalmente a franga, contam piadas, se travestem do que bem entender e vivem a vida numa boa.

E assim o mundo gira, os laços afetivos se estabelecem e a velhice é vivida com plenitude, logo, o isolamento para esses gays idosos é simples miragem e a solidão é apenas um assunto acadêmico.

Deixe um comentário