Gay maduro ou idoso e o histrionismo

blog_dicas_histrionicoO gay masculino que sofreu violência física e emocional durante a infância ou adolescência, na idade adulta poderá desenvolver algum tipo de transtorno de personalidade e um deles é o transtorno de personalidade histriônica muito comum entre os gays e se caracteriza pela tendência a ser dramático, querer atenções para si mesmo, ser um eterno “carente afetivo”, apresentar comportamento sedutor, manipulador, exibicionista, fútil e exigente, que muda facilmente de atitudes e de emoções.

Histriônicos necessitam de aprovações e sentimentos de ser importantes para outras pessoas, o que faz frequentemente exigirem que as outras pessoas também corram excessivamente atrás deles com o objetivo de se sentirem confortados, cuidados e amados.

Quando estão carentes de afeto ou percebem que não são mais o centro das atenções sentem-se desconfortados, tristes e excluídos, podendo ter uma crise emocional exagerada, bem como manipulações emocionais (ex.: acusações, exigências, tentativa de suicídio) ou sedutoras.

Além disso, tendem a considerar os relacionamentos como mais íntimos do que geralmente são. Uma característica típica também da personalidade histriônica é a dificuldade de aceitar e resolver problemas o que consequentemente faz reprimi-los, levando a um quadro denominado histeria, uma capacidade que histriônicos têm em converter problemas emocionais para sintomas supostamente físicos.

Existe um vasto dicionário na Internet sobre este assunto, portanto recomendo a você para pesquisar e ler bastante, porque parece simples, mas não é.

É importante para o gay maduro e principalmente os idosos cuidar muito bem da saúde emocional, porque na velhice é muito difícil curar-se de doenças psicológicas. Se você se identifica com a doença relatada neste post recomendo procurar um psicólogo e fazer tratamento, que além de muito difícil e bastante demorado.

Sobre Regis

57 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 18/08/2014, em Saúde e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Bom post…tenho 44 anos,apesar de ainda não ser idoso, mas me indentifiquei com muitos pontos citados.
    Tanto que,devido a imensa dificuldade pra encontrar um parceiro,estou desesperadamente tentando me afeiçoar ao sexo oposto,pois cansei de tentar um caso serio com alguém do mesmo sexo.Valeu pelo post pois passo por isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: