Gays idosos heterossexuais?

gay_heterossexualApós ler um artigo sobre envelhecimento da população brasileira, eu fui a campo para conversar com algumas pessoas do meu meio social.

Nas minhas conversas procurei obter informações de como os gays idosos observam o seu próprio comportamento perante a sociedade, pois a maioria deles vive sozinho e longe dos familiares.

João é um idoso tranquilo, aposentado e leva uma vida comum. Ele mora sozinho, não frequenta o meio gay porque diz não haver espaço para pessoas idosas. Então ele se ocupa fazendo coisas que lhe dão prazer, exceto sexo. Ele sublimou o sexo quando percebeu que na velhice ficou mais difícil encontrar parceiros, pois acredita que é pelo sexo que surge a oportunidade de um relacionamento mais estável. João também cansou das idas e vindas das relações homossexuais. Tudo é complexo, porque os gays têm muitos problemas emocionais, além da não aceitação da própria homossexualidade. O João se vê como um idoso heterossexual, fazendo coisas que idosos viúvos ou sozinhos fazem.

Com o Leonel obtive respostas interessantes, pois para ele de cada dez homossexuais  acima de sessenta anos, mais de 80% vive como um idoso heterossexual. Isso nunca me passou pela cabeça que ao envelhecer e se você não dá pinta de que é gay, vai viver como um idoso heterossexual, sozinho e sem direto ao afeto.

Outra coisa interessante que ele me falou é o que ele chama “faz de contas”. Leonel passou a vida fazendo de conta que não era gay, pois não se aceitava e criou um mundo de mentiras, ou melhor, um mundo do Faz de Conta. Na velhice ele continua fazendo de conta que é um idoso como qualquer outro e ciente dos preconceitos da sociedade, e vai morrer fazendo de conta que não é diferente de ninguém – Acho que é assim que a maioria dos gays idosos se percebe, se é que percebe.

Em ambos os casos, eu observei que a qualidade de vida é boa e eles ainda não necessitam de cuidados médicos, mas como disse o Leonel: O negócio é se preparar para quando as doenças chegarem. Ai sim a vaca vai para o brejo e não adianta fazer de conta que as doenças não existem, porque você pode enganar o mundo, mas não engana o envelhecimento.

No artigo que eu li, me chamou a atenção, a discriminação e a exploração dos idosos heterossexuais. Eles são discriminados porque ao se aposentarem perdem seu espaço de inserção produtiva e são forçados ao isolamento social. Além disso, muitos são explorados por familiares, que se valem da renda regular da aposentadoria para o sustento de filhos e netos, sendo ainda assediados pelo setor financeiro com ofertas abusivas de empréstimos consignados.

Eu acho que a discriminação e exploração também se aplicam aos gays, porque nos aposentamos e somos explorados por familiares, falsos amigos e assediados pelos bancos, além do preconceito da homossexualidade.

A velhice é igual para homossexuais e heterossexuais e ainda fazemos de conta que não somos diferentes e vivemos como heteros porque optamos por viver no armário e na velhice não conseguimos mudar nosso comportamento.

Bem, isso não é nossa culpa, porque vivemos a juventude e a maturidade numa época de muita repressão social e familiar e a nós não sobrava muita coisa a não ser “ser enrustido”. Mesmo nos dias atuais e com tanta liberdade, mudar isso na velhice é muito difícil.

Sobre Regis

57 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 14/07/2014, em Comportamento e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Nossa, ao ler esse post descobri que o (faz de conta) está presente no meu cotidiano. Apesar de viver um relacionamento estável, para sociedade sou mais um faz de conta. Só não sei até quando vou segurar essa máscara, me sinto aves culpado de nunca falar a verdade para colegas de trabalho, entres outros do convívio social e principalmente para os familiares que moram longe.

  2. muito boa a reportagem….pena que seja assim…um abraço…

Deixe um comentário

