O gay idoso e a insônia

Foto: Steve Prezant/Blend Images/Corbis

Foto: Steve Prezant/Blend Images/Corbis

Revendo os meus arquivos, eu encontrei um texto escrito por mim e postado noutro blog há mais de três anos e que foi motivo de estudo acadêmico de letras realizado por Thiago Santos da Silva intitulado:  “A Configuração Contextual e a Estrutura Potencial de Gênero de um blog com dicas para homossexuais idosos”.

Texto original corrigido: O gay idoso e a insônia

– segunda-feira, 19 de abril de 2010

De um modo geral, não existem estudos e pesquisas no Brasil sobre o comportamento, práticas e modo de vida dos homossexuais, mas sabe-se que a insônia é muito comum, principalmente, na população gay, com altos índices entre os mais idosos.

Estima-se que mais de 50% dos idosos com mais de 65 anos tem insônia.

Um grande número de idosos apresenta alterações na qualidade do sono, principalmente as dificuldades em pegar no sono, sono entrecortado, sono muito superficial. Nos idosos, o próprio ritmo diário de 24 horas sofre alterações e não são raros os casos de inversão do dia pela noite. Uma das primeiras alterações que podem indicar os transtornos do sono é a alteração do horário de acordar (muito mais cedo na velhice).

A sensação de cansaço durante o dia que segue a noite mal dormida, problemas musculares e articulares podem surgir com as alterações do sono. É o caso, por exemplo, das bursites, refluxo gastro-esofágico, tendinites, perturbações neuropsiquiátricas como depressão, dores musculares, etc.

Se esses problemas podem ser consequência de esforços posturais e posições mal acomodadas durante noites de insônia, por outro lado, eles também acabam perturbando o sono das noites seguintes e aí vira um círculo vicioso.

O gay idoso é igual a qualquer outro idoso.  As únicas diferenças são a sexualidade e os reflexos sociais que causam depressão e solidão – esses fatores também alteram o ciclo de sono.

Gay idoso tem que parar de pensar que a vida não tem mais sentido e buscar motivações para viver uma vida saudável.

Portanto, não fique no ostracismo e não troque a noite pelo dia. Mantenha hábitos normais como: levantar cedo e ir para a cama mais cedo. Se acordar durante a noite, tente retornar ao ciclo do sono. Também, evite o excesso de álcool e corte o cigarro.

Considerações do acadêmico

A análise da configuração contextual e da Estrutura potencial do gênero do blog estudado e o levantamento das estruturas linguísticas recorrentes serviram para identificarmos de que forma o blogueiro efetiva seu propósito: estabelecendo e indicando quais são as maneiras corretas que os gays idosos devem seguir para solucionar um determinado problema. Ele realiza esse intento utilizando-se de recursos da língua com caráter altamente exortativo, como a polaridade, a modulação do tipo obrigação e as orações imperativas. Desse modo, é possível concluir que, a análise do arranjo entre o caminho textual utilizado e as estruturas linguísticas por ele escolhidas, configura-se como um coerente caminho na análise da relação dialética entre texto e contexto, ratificando, portanto, o caráter funcional da linguagem.

Anúncios

Sobre Regis

57 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 16/09/2013, em Qualidade de Vida, Saúde e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: