Ser Homossexual ou Ser Gay?

gay_homossexualParece óbvio, mas não é. Pode ter o mesmo significado, mas não é a mesma coisa.

Segundo os estudiosos o termo homossexual passa a ideia de uma coisa negativa porque está vinculado à palavra homossexualismo (doença) usada na medicina até o final dos anos 1970. Por outro lado, o termo gay passa a ideia de jovial e solto. O uso do termo gay inclusive é incentivado por sociólogos, pelo seu caráter positivo e leve, que faz referência ao seu significado do inglês, alegre – saiba mais.

Hoje ser homossexual é impopular e a grande concentração de indivíduos que se auto declaram gays se dá pela maior abertura e visibilidade que a homossexualidade ganhou nos últimos vinte e cinco anos.

Os profissionais de diversas especializações da medicina que tratam pacientes homossexuais procuram usar o termo gay para facilitar o diálogo e assim, criam um vínculo de confiança.

Agências estatais usam a sigla GLS ou LGBT, principalmente em campanhas de prevenção à AIDS, ao mesmo tempo em que incentivam a adesão a uma identidade gay.

Recentemente uma notícia veiculada numa rede de TV mostrou o repórter usando naturalmente a palavra gay para noticiar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Na empresa onde eu trabalho frequentemente ouço conversas nos corredores. Ninguém fala: Eu acho que o fulano é homossexual e sim: Eu acho que o fulano é gay.

Não falamos: Eu vou à Parada Homossexual.

Casamento gay ou casamento homossexual?

A Boate, Sauna, Bar ou Point. Homossexual ou gay?

A sigla usada pelos movimentos homossexuais é LGBT e não LHBT. Alguns movimentos ou grupos são diretos, como o GGB – Grupo Gay da Bahia e o Gayvota no Maranhão.

Nas artes, música, cinema, literatura, pintura ou poesia, todas as referências homoeróticas sempre são associadas ao termo gay.

Qualquer coisa que se faz é voltada ao público gay e não ao público homossexual.

Gay não é modismo, mas uma transformação social, um balaio onde a diversidade recebe todos de braços abertos. Os entendidos, as bibas, travestis, monas, ursos ou daddies. Os transexuais não entram no balaio porque o termo homossexual está relacionado à orientação sexual – Até as lésbicas estão se autodenominando gays e muitos bissexuais assumem-se gays. Os homens mais velhos e idosos também estão aderindo ao americanismo e hoje estão sendo identificados como gays idosos.

Ser gay passou a ser uma identidade coletiva forte, pois com o passar do tempo pode-se verificar que cada vez mais aumenta o número de grupos que sofrem com o preconceito, bem como, suas formas de atuação, sendo cada vez mais valorizados os discursos que falam em respeito às diferenças e à diversidade, promovido por esses mesmos movimentos sociais e políticos que defendem nossos interesses, atuando para que se diminua a discriminação e a intolerância, e nesse sentido o reforço da identidade coletiva surge como uma importante ferramenta defensiva de todos os grupos de homossexuais.

No entanto, no caso dos homossexuais, através do histórico pelo qual passamos aliado à recente luta por visibilidade, é possível perceber que essa identidade homossexual ganha espaço, podendo-se dizer que os gays se encaixam no chamado “campo social”, pois entre os gays encontram-se verdadeiras famílias, tendo elas seus espaços de vivência, também definidas como “regiões morais”, ainda, seus conjuntos simbólicos, e ao mesmo tempo mediados por significados culturais sobre sexualidade.

Um conhecido disse: Se for para ser descoberto, quero ser identificado como gay e não como homossexual.

Aqueles que estão saindo do armário dizem: Eu sou gay! Os pais, parentes ou amigos perguntam: Você é gay?

A identidade coletiva gay trouxe uma gama de símbolos que são reconhecidos pela maioria dos heterossexuais, devido à veiculação em todas as mídias, e por fazer parte do dia a dia de muitas pessoas em todos os cantos do Brasil e do mundo

No nordeste até o boiola caiu em desuso e viado faz parte do dicionário dos sexagenários.

Encontrei esta na Internet: Já existia esse tanto de homossexuais ou virou modinha ser gay?

Ser gay é fazer parte de uma nova ordem, social, política e religiosa (igrejas inclusivas) de uma minoria que ganhou visibilidade, mas ainda faltam leis e o respeito à diversidade.

A igreja católica que sempre condenou os homossexuais à fogueira, agora usa discursos moderados.

O Papa Francisco falou sobre gays e foi manchete em todo o mundo. “Os gays não devem ser julgados ou marginalizados”.

Perguntado sobre lobby gay na igreja ele disse: Até agora não encontrei ninguém no Vaticano com uma carteira de identidade que diga “gay”.

Já os evangélicos e falsos profetas do apocalipse associam os gays ao demônio e usam a identidade coletiva dos gays para ganhar dinheiro e arregimentar mais fiéis.

Os Felicianos, Malafaias e Bolsonaros da vida usam os gays para os seus interesses políticos, além da autopromoção da imagem pessoal, porque sabem que a identidade gay é forte e isso gera muitos dividendos.

Ser gay não é fashion ou moda passageira, mas um coletivo  que veio para ficar – Leia Teoria Queer.

Leia também:

Você é gay ou homossexual?

Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 29/08/2013, em Sexualidade, Sociedade e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Engraçado. Eu achava que era um hetero que gostava de travestis. Depois vi que não era isto, eu gostava de homem. E que preferia ser passivo nas relações sexuais. Mas como também andava (e ando) com mulher, bem, resolveram me enquadrar em bissexual.

    Um dia conheci um outro “bi” e ele falava sobre suas atividades “homo” ou “hetero”. Dizia, minha primeira experiência homossexual… Pois é, homossexual quer dizer do mesmo sexo. Masculino ou feminino. O que eu notei é que os que se diziam “gay” eram um tipo distinto de homossexual. Seu universo afetivo, interesses, conversar, não eram de maior interesse para mim. Então resulta uma não identificação com “gay”.

    Mas, perguntam vocês. e como fica sua relação com homens. Bem, quando vou transar com homem eu sou viado. Esta palavra era na minha juventude o nome que se dava àqueles que eram… pederastas passivos. E dizer que alguém era pederasta ativo era um elogio. Ninguém se ofendia. Fazia parte de nossa cultura a admissão de que se podia fazer sexo com homem sem isto implicar em homossexualidade. Dizia-se, “como elas todas e ainda saio correndo de pau duro atrás de você”. Quer dizer, quem andava como ativo com homens e mulheres era o supra sumo do macho!

    A influência da psicanálise e da cultura americana mudou o conceito. Então homem que faz sexo com homem é gay. Ou homossexual. Pois querem saber, já transei com homens que não se julgam homossexuais. E muitos, particularmente nas classes populares, não tem nenhuma vergonha em assumir que são ativos com homens.

    Parece-me que, e Regis tem certa razão, a coisa é subjetiva.

    Então amigos, eu não sou gay. Sou bissexual por gostar de homem e mulher. Com mulheres minha relação é heterossexual e com homens minha homossexual, simplesmente descreve o tipo de relação.

    E quando estou fazendo sexo com homem, eu me sinto viado…

  2. acho a palavra psicologicamente falando interessante. significa alegre. mas eu prefiro homossexual. gay passa uma imagem de mídia, o que a mídia mostra. gay dá a ideia de afeminado, de cabeleireiro, de homem que usa maquiagem e gosta de Lady (Who?). sou gay mas sou homossexual, entende. já viu a diferença entre gayzismo e homossexual? conhece o blog orgulho de ser hétero? sou super fá deste. gosto de rir das coisas absurdas que o cara posta. tem mais de um milhão de seguidores. uma pena.

  3. Caramba. Nunca me importei com estes preciosismos. Parece importação da mais que chata cartilha do politicamente correto estadunidense. Sempre fiz referência à minha orientação como sendo gay porque é uma palavra mais curta e simples. Simples assim.

  4. lourenço avila

    concordo, com o autor seguindo a lógica do texto, mas o certo é homossexual..
    pois gay pode ser qualquer um , ou coisa. e homossexual, lésbica, e etc, define a identidade.. e em varias situações citada, não se é usado devida a ser apenas um sentido coloquial…

  5. Davi Serratti

    O termo “gay” traz um sentido de pessoa alegre, lembrando mais os que são visivelmente assim enquanto o termo “homossexual” engloba toda a diversidade ( desde os que apresentam muitos trejeitos que lhe caracterizam até os que nada demonstram). Todos são válidos, todos os tipos devem ser respeitados e aceitos tal como são. Eu e meu companheiro, por exemplo, temos que declarar que somos homossexuais, pois caso contrário os héteros podem querer nos apresentar mulheres para um possível romance. Nós,no início deste ano, firmamos um contrato de união homoafetiva (note que o nome traz “homo”) e não um contrato gayafetivo. Acho que a preferência, se considerarmos todos os tipos, todas as variedades, é mesmo pelo termo “HOMO” apenas isso: Homo, Assim designamos todos os que sentem atração pelo mesmo sexo. Também dizemos homofobia e não gayfobia, mesmo porque o vocábulo seria meio inglês, meio português. É como eu vejo tudo isso. Prefiro o termo “Homo”.

  6. Bom saber. Então eu já vou começar a dizer: Sou gay \o/

  1. Pingback: Ser Homossexual ou Ser Gay? | C O O LTURA

Deixe um comentário

