Os santos gays católicos

sao_jorgeEste post estava guardado há algum tempo e aproveitando a enxurrada de informações sobre a Semana Mundial da Juventude e a vinda do papa ao Brasil, finalmente decidi tirá-lo do armário.

Eu sou católico e protestante de batismo, mas não pratico a minha fé baseado em dogmas religiosos. Faço trabalho social numa comunidade católica no interior do estado de São Paulo e colaboro com uma entidade assistencial espirita de apoio a mães solteiras.

A minha chácara no interior chama-se N.S do Bom Conselho em homenagem à devoção mariana de Genazzano nos arredores de Roma. Eu não tenho devoção a santos e sou guiado por misticismo e incredulidade, assim como São Tomé.

Os santos

No cristianismo, santo é aquela pessoa que viveu de forma exemplar, seguindo todos os mandamentos com heroísmo e morrendo em santidade. Cada santo tem uma “especialidade” e uma data dedicada a ele, quer seja o dia de seu nascimento, de sua morte ou, ainda, de quando se converteu ao cristianismo.

O historiador da Universidade de Yale John Boswell (1947-1994), autor de inúmeras obras sobre o assunto, publicou suas pesquisas sobre a existência e a historia de santos gays em dois livros com maior ênfase: Christianity, Social Tolerance and Homosexuality (Cristianismo, Tolerância Social e Homossexualidade) e Same-Sex Unions in Premodern Europe (Uniões do Mesmo Sexo na Europa Pré-Moderna).

Em seus estudos, Boswell aborda desde a história de Perpétua e Felicidade na Antiguidade, ama e escrava que se tornaram santas populares entre a comunidade gay devido ao profundo afeto que as unia, ate os santos considerados patronos das uniões homossexuais, São Sérgio e São Baco.

sao_sergio_baco

São Sérgio e São Baco

No começo do século IV, na região onde atualmente fica a Síria, viviam Sérgio de Resapha e Baco de Barbalistus, considerados um casal de amantes. Nobres romanos, eles tinham altos cargos no exercito do imperador César Maximiliano, quando então se converteram e se tornaram cristãos. Entretanto, como o cristianismo era considerado uma seita perigosa, eles foram denunciados, presos e torturados brutalmente para renunciar a fé crista e voltarem aos deuses romanos. Baco morreu logo, mas Sérgio teve de suportar intensos sofrimentos ate ser, finalmente, decapitado.

Na Síria após a canonização, o Imperador Justiniano construiu, em honra de Sergio, igrejas em Constantinopla e Acre. A primeira foi transformada em mesquita e tem em seu interior raros exemplares da arte bizantina. Sergio foi nomeado patrono da Síria

Em Roma existe uma igreja, construída no século VII, consagrada a Sergio e Baco. Os dois santos são representados pela arte cristã como soldados com roupas do exército e empunhando palmas de flores

Na Igreja ortodoxa no Monte Sinai, no Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, construído por ordem da Imperatriz Helena de Bizâncio, são encontrados ícones de São Sergio e São Baco representados lado a lado, segurando, juntos, uma cruz.

St. Aelred of RievaulxSão Aelred de Rievaulx

Em 1134, aos 24 anos, Aelred entrou para a Ordem Cisterciense. Treze anos depois tornou-se abade na cidade inglesa de Rievaulx, onde viveu como monge celibatário pelo resto de sua vida.

Em seus escritos, prevenia ardentemente seus companheiros de clausura sobre as dificuldades da abstinência sexual – agravada, no seu caso, por sua inclinação bissexual. Ele também contou que, quando ainda noviço e responsável pelo treinamento de jovens, usava um tanque cheio de água gelada para mergulhar e assim poder controlar seus desejos carnais.

Ele era um homem de paixões fortes, que falava abertamente de seus relacionamentos, inclusive de sua paixão por outro rapaz em seus tempos de escola. De todas as contribuições que deixou para a Igreja, a mais importante é a certeza de que podemos nos aproximar mais de Deus através das relações que cativamos.

Saint_SebastianSão Sebastião
Esse quase todo mundo já ouviu falar. Embora existam imprecisões na historia do santo mártir, sabe-se que ele era capitão da guarda pessoal e homem de confiança do imperador romano Diocleciano, mesmo sendo cristão convicto e confesso (alguns, por isso e outros motivos, acreditam que eles eram amantes).
Denunciado por manter conduta branda com prisioneiros cristãos, foi condenado à morte com flechadas, com a intenção de prolongar ao máximo seu sofrimento. Diz a tradição que foi socorrido e curado por Santa Irene. Voltou a ser espancado até a morte em 20 de janeiro de 288.

Os simbolismos da historia do santo acabaram por influenciar vários celebres artistas homossexuais ao longo dos dois últimos séculos, Entre eles, Oscar Wilde, Federico Garcia Lorca, Rainer Maria Rilke, Thomas Mann, Yukio Mishima e Jean Cocteau.

Nas ultimas décadas, com a organização e crescimento do movimento gay, São Sebastião acabou sendo adotado por homossexuais do mundo inteiro, e hoje ate a cultura popular o reconhece como santo padroeiro dos gays.

Obviamente, existe pelo menos uma centena de homossexuais na vasta lista de mais de dez mil santos e santas.

São João Evangelista o discípulo amado ou o profeta Daniel? Por que não pensar que São Patrício, o padroeiro da Irlanda não fosse gay? Ou, seria a família de Marta, Maria e Lázaro uma família homoerótica?
Na minha juventude eu sempre via Joana D’arc como uma cross-dressing, nada diferente do nosso cartunista Laerte, mas uma mártir.

No mesmo grupo de Joana D’arc, eu incluo Santa Atanásia, Santa Eugênia de Alexandria, Santa Marina da Sicília, Santa Pelágia, Santa Theodora e Santa Anastácia de Constantinopla.

Eu nunca fui um fã de São Jorge, mas a sua iconografia sempre me mostrou um lado andrógino de um guerreiro muito sensual que fazia suspirar mulheres e homens.

Se existiram ou não santos gays, hoje isso não é importante. Mas a história deve ser preservada e vale o registro para desmistificar o que a igreja católica julga ser aberrações da natureza e contra os preceitos da igreja: A homossexualidade.

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Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 22/07/2013, em História, Religião e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Agnaldo Soares da Motta

    Muito legal este blog, gostaria de arranjar um senhor idoso

  2. assistam esse curta.

  3. Desculpem-me, mas não consigo ver a igreja unida à homossexualidade. A primeira tem aversão à segunda, e por culpa daquela há muitas atrocidades contra os homossexuais.
    Eu não tenho aversão a deus e diabo, porque eles não existem, são mais uma das criações, falaciosas , dos humanos para ludibriar as pessoas, pois o medo terreno sobre o porquê da nossa existência e sua incompreensão as levam a acreditar e apegar-se a qualquer coisa, até mesmo, neste caso, a fantasminhas camaradas.

    A igreja mais propaga o ódio do que o amor, do qual – este último – se eu não estiver errado, consta na Bíblia como escopo. O engraçado deste livro negro, cheio de peripécias e leitura muito erudita, é falar de amor e, ao mesmo tempo, ter a mulher como submissa ao homem, criticar os homossexuais, escravidão e outros preconceitos disseminados por tal.

    Não acredito na religião, nem deus, nem diabo, nem céu, nem inferno. A questão é terrena, façamos o bem aqui, pois é aqui que as coisas ocorrem.

    Quantas vezes já pedi ao léu a presença de deus e o diabo para uma conversa a três; gostaria de indagá-los sobre muitas coisas, principalmente pela questão do livre-arbítrio. Mas eles não aparecem né!!! Devem estar brincando em suas empresas, centros religiosos ou algo que o valha, e tramando como ludibriar e enganar os pobres de espírito, assim na terra como no céu.

  4. Olá todos!
    Gosto bastante do blog e sempre vejo coisas interessantes e idéias cativantes para um debate. Sem proselitismo de qualquer ordem, acredito que tentar “fazer ver e fazer crer” em gays em todos os lugares soa-me fundamentalismo igual aquele de que tanto nos queixamos! Gay convicto, criado numa família católica em que grande parte se converteu às diversas correntes protestantes e numa idade que já deve ter atingido a metade do que viverei… habitante de uma das maiores cidades do Brasil e com cultura escolar maior que a média do país… autorizo-me neste espaço a dizer que as religiões precisam de quem precisa delas. Seus dogmas, ícones e condutas. Por que buscarmos aceitação daqueles que não nos querem e com as regras e dogmas não concordamos?!! Grande parte das evidências de comportamento homoerótico dos santos (assim com suas histórias glorificadas) são pura militância daqueles que os querem ícones, combatentes, salvadores ou mártires de suas ideologias… e carecem de provas históricas mais consistentes. Temo e por vezes vejo, grupos discrimindos repetindo os mesmo comportamentos para dentro e para fora do grupo. Dizendo aos outros algo para convencer a si mesmos. Vamos lutar contra as injustiças sim, contra a violência e construir uma sociedade mais tolerante com todos.
    Rio de Janeiro, tarde chuvosa, MUITO CHUVOSA!

  5. vieiraeuclidessantana

    Republicou isso em HOMO SAPIENS.

  1. Pingback: O Casal Homoafetivo: esta “novidade” antiguíssima! | diversidade100fronteiras

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