Os gays no carnaval

carnaval2013Outro dia numa conversa informal entre amigos surgiu a pergunta: Porque os gays se libertam no carnaval?

Festa da carne originada na Grécia uns quinhentos anos antes de Cristo. Os gregos e romanos introduziram bebidas e práticas sexuais na festa tornando-a intolerável aos olhos da Igreja.

A mesma igreja católica que seiscentos anos depois adotou a festa como culto que bania os atos pecaminosos – Dá pra entender?

Ao longo de vários séculos a festa se disseminou na Europa e chegou ao Brasil sob a influência europeia. Tá, mas onde os gays entram  nesta história?

Os homossexuais descobriram no carnaval uma forma de viver a sua sexualidade reprimida e desde muito tempo saem nos carnavais para arrumar parceiros para sexo. Os mais endinheirados escondidos sob as máscaras nos bailes de salão e os mais pobres utilizando trajes femininos nas festas de ruas dos cordões e blocos carnavalescos.

Durante muito tempo, o carnaval brasileiro, com seu cortejo de homens travestidos de mulher, vendeu dentro e fora do país a imagem de uma convivência pacífica da sociedade com a homossexualidade e a bissexualidade o que não é fato porque após o carnaval tudo volta ao que era antes e fim.

Também por debaixo dos trajes à la Carmen Miranda, típico mito de exportação da alegria e descontração carnavalescas, sempre esteve escondido o preconceito – Quer saber mais leia o livro Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX, de James Green.

carnaval2013_dragsPara você ter uma ideia de como a coisa evoluiu lá pelos anos 1970/1980 com o advento da Discoteca surgiu a imagem do entendido, com seus locais de encontro, bares e restaurantes, boates noturnas, saunas, cinemas de pegação, os bailes carnavalescos “Gala Gay” do Rio de Janeiro, a banda de Ipanema e a invasão das escolas de samba dirigidas por carnavalescos homossexuais, como Joãozinho Trinta.

As imagens da travesti ou transexual, assim como a dos transformistas, Drag Queens e das caricatas povoam as festividades carnavalescas em todo o Brasil.

Hoje a imagem gay está associada ao carnaval, no marketing para atrair turistas estrangeiros, na mídia para vender revistas e jornais, além de campanhas do governo na prevenção à AIDS – A cultura gay tomou de assalto todas as cidades brasileiras antes, durante e depois do carnaval.

Então porque os gays se libertam no carnaval? Porque o carnaval parece ser um momento de permissividade, momento de tornar visível para o outro o que se faz em dias normais longe de outros olhares.

No carnaval os gays de todas as idades saem não apenas para se divertir, mas principalmente, para caçar um parceiro. Locais com grande aglomeração de pessoas como nos carnavais de Recife, Olinda e Salvador são propícios para as esfregações e encoxadas. Os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo atraem os gays não só nas arquibancadas, mas nos banheiros que fervilham de gays à procura de uma boa pica. Os bailes de  clubes e de salão ainda atraem os gays para a diversão e sexo, além é claro de todos os truques utilizados na paquera.

Então que venha o carnaval…

Leia também:

Anúncios

Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 08/02/2013, em Comportamento, Consumo, Cultura, Diversão, Sexo e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. paulo azevedo chaves

    Excelente post mostrando as raízes históricas do carnaval, da Antiguidade greco-romana aos dias de hoje. No periodo de Momo o sexo “acende como um fósforo” e os gays se aproveitam desse estado de excitação generalizada para fazerem suas conquistas, ao mesmo tempo em que os homos ou bi camuflados de héteros tiram as máscaras e soltam a franga.

  1. Pingback: Um conto de Carnaval  | Grisalhos

  2. Pingback: Os gays rasgam as fantasias no Carnaval | Grisalhos

  3. Pingback: " F I N I T U D E "

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: