Homoerotismo em baixa no meio artistico-cultural

Caro blogueiro amigo:

Apesar de afastado da vida artístico-cultural em função de minhas atividades como tradutor , não posso deixar de constatar, com pesar, a ausência de temas homoeróticos em romances, contos, poesia, peças teatrais e filmes neste país. Darcy Penteado enfocou e divulgou o tema enquanto viveu em desenhos, pinturas, livros e sobretudo através de sua incansável atuação como animador cultural em São Paulo.  Parece-me no entanto, que no setor artístico- cultural  ele não deixou um herdeiro à altura, o que é uma pena.

Vejo com tristeza que apesar de tão presente na vida cotidiana estadual, regional e brasileira, a homossexualidade não é abordada na literatura pernambucana atual, seja em prosa ou versos. Raimundo de Moraes e eu somos exceção a essa regra de silêncio e preconceito, tendo lançado pela Internet, no final de 2011, a coletânea Poemas Homoeróticos Escolhidos, com belas ilustrações de nus masculinos de autoria de artistas nacionais e estrangeiros. O livro  pode ser acessado em flash player no site ISSUU.

Não seria o caso de as entidades que defendem a causa gay se voltarem, igualmente, para a difusão do homoerotismo nas letras e artes do Brasil? Por que não promover concursos de contos, poesia, peças teatrais que tratassem do tema? Por outro lado, a televisão brasileira quando aborda o homoerotismo o faz de forma deturpada e jocosa em seus programas humorísticos e telenovelas, como no caso do personagem “Crô??” numa telenovela de sucesso em horário nobre.

O trabalho de defesa e difusão da homossexualidade no blog GRISALHOS é admirável e meus renovados parabéns pela escolha criteriosa dos assuntos nele abordados de maneira informal, correta e de leitura agradável. Mas uma andorinha não faz verão. É preciso uma ação mais efetiva por parte de outros blogueiros e sites homossexuais visando uma maior difusão dessa vertente da sexualidade humana também em âmbito artístico-cultural. Espero que isso já esteja acontecendo no Rio e São Paulo. Em Pernambuco, no entanto, o meio artístico-cultural ainda  parece estar,em termos de abertura ao homoerotismo, no século XIX, quando o escritor Oscar Wilde descreveu essa vertente comportamental como “O amor que não ousa dizer seu nome”.

Quanto a mim, devo lançar, em fevereiro próximo, outro livro com poesias e ilustrações calientes homoeróticas. Ele será disponibilizado para leitura online em fevereiro próximo, no site ISSUU, também em versão flash player. Seu título é Os Ritos da Perversão e Outros Poemas. Nadar contra a corrente e enfrentar preconceitos é preciso. Certa vez perguntaram ao poeta italiano Sandro Penna, muito em evidência na segunda metade do século XX, por que ele só escrevia poemas sobre rapazes. Faço minha sua resposta: “Ah, meu querido, o resto me entedia”.
Um abraço,
Paulo Azevedo Chaves

Créditos: A ilustração deste post é do artista homoerotico israelense Raphael Perez – soldiers parade e o texto é do poeta homoerótico pernambucano Paulo Azevedo Chaves.

Anúncios

Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 24/01/2012, em Cultura, Literatura e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Francisco José

    Peço permissão para comentar sobre o termo HOMOSEXUALISMO utilizado no texto. É preciso lembrar que o sufixo ISMO era usado quando a homossexualidade era considerada doença. Depois de ser retirada da lista de doenças e trantornos recebeu o sufixo DADE, ou seja “de característica”. Somente para evitar esse tipo errôneo de pensamento. Agradeço.
    Chico

  2. Paulo Azevedo Chaves

    ENIO CARDOSO TEM TODA RAZÃO AO RECLAMAR DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA “ONDE A REGRA EH NEGAR O DIREITO À EXISTÊNCIA DA HOMOSSEXUALIDADE COMO FATO NATURAL”. ESSE BOICOTE SE DÁ TANTO PELA ABORDAGEM JOCOSA ATRAVÉS DE PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS,COMO ATRAVÉS DE OMISSÃO NA ABORDAGEM DO ASSUNTO COM A SERIEDADE QUE ELE MERECE.COM EFEITO A HOMOSSEXUALIDADE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS E EM TODOS CAMPOS DE ATIVIDADE HUMANA E ISSO DE FORMA PROPORCIONALMENTE CRESCENTE. ENQUANTO ISSO A TV GLOBO PROIBE O BEIJO GAY. QUE IDIOTAS! MAS NÃO IMPORTA : O FATO É QUE OS HOMENS SÃO ATRAÍDOS CADA VEZ MAIS POR OUTROS HOMENS, ASSIM COMO AS MULHERES SÃO CADA VEZ MAIS ATRAÍDAS POR OUTRAS MULHERES. COMO DIZEM OS FRANCESES, “C’EST LA VIE”.

  3. Estou deitado olhando pro ceu,estrelas a brilhar e um vulto no alto a me olhar.saudade jaaa passou,grisalhos a nos amar.

  4. Enio Cardoso

    Isto se constitui fato extemamente lamentavel. Porem , nao se constitui surpresa. Em um pais onde a regra eh negar o direito a existencia da homosexualidade como fato natural e nao comportamental, onde os meios de comunicacao de massa constroem todos os dias um ideario popular preconceituoso e segregacionista, nao se pode esperar que tenhamos proeminentes manifestacoes culturais homoeroticas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: