O mês do orgulho gay

Além de ser o mês das festas juninas, junho também é o mês do orgulho gay, ou LGBT.

No embalo da revolução cultural dos anos 60 e 70, surgia o Pride Parade, idealizado por Graig Rodwell para ser a primeira manifestação pública dos gays na cidade de Nova York em 1969. Hoje a parada acontece em mais de 150 países e é uma das principais manifestações públicas no mundo.

Eu tenho muitas restrições quanto à forma como a parada acontece no Brasil, mas eu compreendo que isso é fruto da nossa cultura e sempre misturamos futebol, carnaval e samba.

Particularmente, eu gosto dos debates que constam do calendário oficial, porque são essas discussões que agregam valor à vida dos gays e contribuem para um melhor entendimento da nossa sexualidade, além de outros temas, como racismo, gênero e DST.

Infelizmente, esses debates estão sempre vazios, porque como disse: o brasileiro adora uma festa e não dá muita importância para coisas sérias. Os gays estarão na parada, no Gay Day do Hopi Hari, na Feira da Cultura gay e nos diversos eventos de ferveção dos bares e boates da cidade.

O que me entristece é que não existem palestras ou debates sobre a velhice dos gays. Infelizmente, todos os anos os organizadores pecam na hora de decidir sobre os temas da agenda da programação oficial e também, da programação paralela.

Mas, ainda assim, a cidade se transforma e nessa época do ano o turismo traz dividendos de interesse de todos os segmentos. Os hotéis da região central até às margens da avenida Paulista já estão lotados. É gente de todo lugar, que vai aproveitar o feriadão de Corpus Christi, para ferver na capital paulista.

Vou aproveitar e descansar na chácara, que fica a 200 quilômetros da capital, mas estarei sintonizado na Internet e nas reportagens da TV.

A Parada Gay 2011 de São Paulo é a 15ª edição do Mês do Orgulho LGBT, e acontecerá no dia 26 de Junho 2011. O tema desta edição vai ser “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”. A parada deste ano será a 15ª edição e a previsão é de que a festa tenha um público ainda maior que os outros anos.

Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 15/06/2011, em Consumo, Diversão, Turismo e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Ola meu nome é Elson e eu acompanho seu blog. Gosto das materias publicadas,
    Na verdade o nome que aqui citei é falso. Acho que nao e a hora certa de me revelar para meus amigos e familia.
    O dia do orgulho gay e um dia antes do meu aniversario estou muito feliz.

    abraços

Deixe um comentário

