Escolhas e sexualidade dos gays maduros

A vida dos gays na maturidade é consequência das escolhas que foram feitas ao longo da vida.
Ninguém escolhe nascer gay e muitos gostariam de mudar isso, mas não temos escolha.

A sexualidade para mim não é somente o sexo, mas um conjunto de comportamentos sociais – Uma série de acontecimentos ao longo da vida conduz nosso comportamento.

Nossas escolhas são parte importante da nossa vida e a sexualidade nos influencia na hora de fazermos nossas escolhas.

Devo assumir publicamente que sou gay? Devo me esconder do mundo? Devo sair de casa para ter uma vida mais feliz? Devo manter segredo sobre meus relacionamentos?
O verbo DEVER é muito forte e passa a ideia de obrigação ou imposição na hora de fazermos as escolhas.

Nossas escolhas influenciam o nosso presente e nosso futuro e o gay maduro vive se questionando sobre decisões que tomou na vida e se elas foram certas ou não.
Um amigo me disse: Se eu não tivesse terminado o relacionamento com o André, talvez a minha vida tivesse seguido outro rumo e hoje eu não estaria sozinho. Será? Bem, nem ele tem certeza porque disse “talvez” – Eu chamo isso de arrependimento.

Eu digo que não existem escolhas certas ou erradas, simplesmente quando você opta por algo é porque na época não poderia ter sido diferente.

Eu, por exemplo, nasci homem e ao longo da minha vida fiz escolhas que me levaram a me interessar sexualmente e afetivamente por homem. O contexto social fez parte dessas escolhas. Amigos, trabalho, religião, educação, família e vivências que construíram a minha personalidade.

Existem trabalhos acadêmicos que tratam da Teoria da Escolha. Eu já li algumas delas e me identifico muito com as escolhas sob certeza, sob incerteza e risco, escolha sob ambiguidade e escolha social.

Boa parte das minhas escolhas está relacionada com a minha sexualidade e eu não faço mais escolhas ambíguas, analiso as escolhas sob certeza e fujo das escolhas incertas e que me tragam risco.

Eu já sofri com algumas das minhas escolhas, mas quando resolvi me honrar, as escolhas passaram a não ter um peso muito grande na minha vida. Quando eu saí de casa para viver a minha vida longe da minha família, aquilo doeu muito, mas hoje sei que tomei a decisão correta e isso mudou completamente a minha vida.

Sou um gay maduro menos preocupado com minhas escolhas e com a minha sexualidade e mais consciente dos benefícios que aquela decisão de sair de casa me proporcionou. O que serve para mim, pode não servir para você, mas há muitas coisas em comum.

Um último exemplo:
Eu escolhi ter relacionamentos estáveis com afetividade e sexo, mas com liberdade de viver a minha vida social sem prejuízo do relacionamento, mas se o meu companheiro escolheu não viver o relacionamento com liberdade eu não vou mudar a minha escolha e nesse caso o relacionamento estará condenado.
Observe que as nossas escolhas conflitam com as escolhas de outras pessoas, portanto, há uma grande chance do resultado da sua escolha ser negativa para ambos os lados.

Mas vamos pensar positivo e acreditar que as nossas escolhas mudarão o nosso presente e o nosso futuro, para melhor.
Este assunto é muito complexo, principalmente, quando falo de escolhas e sexualidade, portanto, vou reservar espaço para retornar este assunto num futuro próximo.

Tenha em mente o seguinte:  o arrependimento é muito mais cruel que a escolha feita.

Deixe um comentário