Gays maduros e a Laranja Mecânica

Ano passado um gay de 62 anos de idade foi espancado por dois adolescentes bêbados em Trafalgar Square em Londres e morreu 18 dias depois.

A cena foi comparada ao filme Laranja Mecânica – A Clockwork Orange, um clássico dos anos 70, que expõe a violência e a psicose da adolescência, cenas de estupro e tratamento psiquiátrico com  terapia experimental de aversão.
O interessante nessa história é que a lei por lá é bastante diferente das nossas e na semana passada os adolescentes foram condenados por homicídio culposo.

Os gays em geral estão expostos à violência de todas as naturezas. Veja os últimos ataques contra adolescentes gays na Avenida Paulista, em São Paulo.
Os gays maduros também estão expostos à violência física, mas a violência psicológica é mais acentuada quando envelhecemos. Eu comparo os sofrimentos psicológicos dos gays maduros ao tratamento Ludovico do filme Laranja Mecânica.

O tratamento consiste em presenciar formas extremas de violência sob a influência de um novo soro, como ver um filme muito violento. O personagem principal é incapaz de parar de assistir, pois seus olhos estão presos por um par de ganchos. Também é drogado antes de ver os filmes, para que associe as ações violentas com a dor que estas lhe provocam.

Os gays passam a vida presenciando todas as formas de violência e somos anestesiados por conformismo ou medo. Somos incapazes de reagir à violência à qual estamos expostos, nos drogamos com o silêncio e ficamos confinados em nossas gaiolas.

Ian Baynham era um gay maduro bonito e saudável e morreu no melhor da vida.
Ainda ontem eu pensei muito sobre este caso e olhando algumas fotos publicadas na Internet pude refletir sobre a condição do gay maduro, suas fragilidades e vulnerabilidades.

Faltam cinco dias para o Natal e eu gostaria que esta imagem da vigília de 2009 pela morte de Ian Baynham, onde se lê “òdio”, fosse transformada em um cartão postal onde todos pudessem ler “PAZ”.

Anúncios

Sobre Regis

57 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 20/12/2010, em Cinema, Internet, Opinião e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: