A juventude e a velhice gay

A nossa cultura é tão consumida pelo culto da juventude, que muitas vezes não conseguimos ver ou perceber nada sobre a velhice.
Assim como os gays se sentem há muito tempo excluídos da cultura geral do povo, também os gays maduros e principalmente os idosos são ignorados pelo próprios membros das comunidades gays.

Hoje a economia é voltada para o consumismo e orientada pelo mercado para o qual a juventude se prepara para ser consumidor em potencial. Eu li esta semana uma matéria na revista Isto é dinheiro sobre a guerra que se trava nos bastidores das grandes corporações para conhecer todos os hábitos dos adolescentes porque o mercado de varejo sabe o quanto é importante este público e visam garantir um consumidor fiel no futuro.

Nessa onda de estratégias para o consumo os adolescentes gays também são induzidos, envolvidos e segmentados para o consumo. É o que chamamos de Mundo Mix ou moda gay.

Em contrapartida há muitos efeitos colaterais, principalmente quando se envelhece, porque o medo da decadência progressiva e da morte também é uma reação natural para envelhecer e não consta em nenhum manual de consumo.
Seja qual for a causa, nossa cultura obcecada pelo sucesso a qualquer custo quebrou os vínculos familiares e sociais a tal ponto que a falta de diálogo entre as gerações mais jovens e seus pais e mesmo as pessoas mais idosas ficou mais evidente agora do que nunca. Isso também acontece nas relações entre os gays mais jovens e os idosos.

Eu sei que é uma utopia quando se fala de relações entre gays jovens e idosos, mas muitos jovens gostam de se relacionar com os mais velhos por afinidades e preferências, mas o que eu quero dizer tem a ver com relações sociais sem envolvimento emocional ou sexual.

Tenho certeza que os gays maduros e os idosos gostariam de ouvir o que os jovens tem a dizer, mas existe uma diferença grande entre querer e fazer. Existe muita discriminação tanto pela sexualidade quanto pela idade, mas os gays idosos também não se relacionam com os jovens por pura retaliação aos preconceitos sofridos.

Ai eu deixo para vocês um outro tipo de discriminação, porque o vínculo que falta nas relações entre jovens e idosos tem a ver com a discriminação etária.
Os gays idosos não conseguem quebrar essa barreira etária porque a maioria tem sentimentos negativos interiorizados sobre “ser velho” e rejeita eufemismos como idosos e pessoas idosas.
As comunidades de gays e lésbicas não refletem quem somos!

Ser gay é lindo porque fomos feitos à semelhança das diferenças da natureza, tudo na natureza é diferente e se você observar com atenção perceberá que a natureza é linda!

Olhe bem as imagens que ilustram esse post – são serem humanos e gays lindos que viveram a plenitude de suas vidas e têm tantas lições e experiências para transmitir aos mais jovens, mas também cabe aos mais velhos querer compartilhar suas experiências e para isso é necessário quebrar as barreiras da idade.

Não adquirimos experiências da vida gay conversando com nossos pais, até porque eles não são gays e sim caindo de cabeça no mundo e se relacionando com outros gays, sentindo na pele a discriminação social ao longo da nossa vida.
Os jovens de hoje tem todas as condições de serem gays idosos mais felizes, será?

Eu espero que esses meus pensamentos contribuam para colocar em discussão as questões da juventude e da velhice gay, além de alargar o âmbito das sociedades gays e lésbicas e que, como qualquer sociedade pode incluir um espectro completo de vida.

Créditos: all images copyright © richard renaldi, 2005

Anúncios

Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 10/08/2010, em Comportamento, Consumo, Opinião, Sociedade e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: