O princípio do movimento gay no Brasil

Sempre é bom registrar fatos históricos porque o Brasil é um país que não tem memórias.

Hoje destaco o Grupo Somos – “Grupo de Afirmação Homossexual”, assim se intitulava um grupo formado por estudantes, artistas e intelectuais, formado em 1978 com o objetivo de trazer ao Brasil no final do regime militar, as discussões que há algum tempo existiam nos EUA e na Europa sobre sexualidade.

João Silvério Trevisan (foto) foi um dos fundadores do grupo. O nome “Somos”, foi em homenagem a uma publicação do movimento homossexual argentino que teve circulação entre 1971 e 1976

Os membros do grupo queriam tornar a homossexualidade algo visível à sociedade brasileira, tida como conservadora e preconceituosa. Para isso, participavam de debates em universidades, passeatas, manifestações de repúdio ao ódio e a intolerância. Tais manifestações muitas vezes provocativas eram bastante distintas das formas usuais de reivindicações dos movimentos sociais da época.

As discussões sobre sexualidades que à época eram escassas no Brasil, ganharam um novo tom e a homossexualidade passou a ter um espaço de expressão, tanto dentro dos movimentos como para os sujeitos que se identificavam com o grupo e ali encontravam um ambiente onde pudessem garantir sua liberdade tão impedida de ser no mundo lá fora.

O Grupo SOMOS serviu de referência para muitos outros grupos que se formaram por todo o Brasil. Tanto pela forma de organização como pelo modo em que tratava as mais variadas questões ligadas à sexualidade.

O SOMOS- Grupo de Afirmação Homossexual estava na vanguarda de um movimento que só tenderia a crescer e alcançar maior visibilidade. O grupo criou o Clube de Cinema Somos, publicou o boletim O Corpo, além de estar ligado diretamente ao jornal Lampião da Esquina.

Anúncios

Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 23/04/2010, em História e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: