Homossexualismo é uma doença? Isso pega?

Clique para ampliar

Resolvi comemorar 200 posts do blog buscando no passado coisas do cotidiano que pudessem dar a vocês uma visão da evolução sobre questões da sexualidade.

O título deste post não está errado, apenas transcrevi o que foi publicado no jornal da época. Sabemos que o correto é homossexualidade.
Até pensei em escrever sobre indícios da homossexualidade de Tiradentes, mas isso será uma outra história.

A imagem deste post é um registro histórico de uma matéria que saiu na Folha de São Paulo em julho de 1982 – Na época Marta Suplicy era apenas uma psicóloga clínica.

O que mudou depois de quase 30 anos? Quase tudo..

Eu me lembro que falar de homossexualidade era uma heresia e quem tocasse no assunto era considerado homossexual.

É até cômico, mas no artigo do jornal (imagem deste post) tem uma referência muito interessante que vivenciei na juventude.
Nos anos 70 os pais tinham medo de que os filhos ao imitar os trejeitos de atores e cantores homossexuais na TV pudessem se tornar gays. Exemplo: Ney Matogrosso cantor dos Secos & Molhados em 1973.

Eu tenho convicção de que a rapidez como a informação chega até nós contribui muito para acabar com mitos e trazer à tona verdades inquestionáveis.

Em 1982 eu tinha 23 anos e se fosse pego lendo essa matéria da Folha de São Paulo seria rotulado de viado. Se é que não roturaram e eu nunca fiquei sabendo…

Fonte da Imagem: Arquivo Edgard Leuenroth – IFCH