Reflexões sobre relações estáveis

De cada dez gays maduros ou idosos, apenas dois tem relacionamento estável por mais de 5 anos, um tem relacionamento de até um ano e os outros sete vivem sozinhos ou tem relações esporádicas e eventuais -e está todo mundo falando em casamento gay!

Você está sozinho? a culpa é sua.
Você está numa relação estável? o mérito é seu.

Não culpe o acaso ou a falta de sorte.

Será que com a idade ficamos tão exigentes ou simplesmente deixamos de ser atrativos para outros gays?

As condições sociais e culturais em que vivemos ao longo da vida são fatores que contribuem muito para esse cenário, mas também temos a nossa parcela de culpa.

É importante destacar: o gay idoso de hoje é filho da ditadura e das regras rígidas impostas pela família e sociedade.
No Brasil enquanto nós vivíamos no regime militar, nos Estados Unidos os movimentos sociais de igualdade e liberação sexual tiveram o seu apogeu entre os anos de 68 e 74.

Assim é fácil concluir que por lá as coisas estão bem mais evoluídas na questão da sexualidade e os gays idosos usufruem das sementes plantadas há mais de 40 anos, enquanto por aqui recém começamos a plantar as nossas.

São poucos os gays maduros e idosos que se engajaram na luta e defesa dos direitos homossexuais, portanto, não é difícil concluir que esse gay idoso sofra as conseqüências de suas escolhas – passou a vida observando o mundo gay e viu nele apenas o sexo ( isso não é regra, mas vale para a maioria).

Uma grande parcela dos gays maduros tem estabilidade financeira, mas nem isso faz com que ele tenha relacionamento estável. Dinheiro compra o sexo casual, mas não compra uma relação de afeto e carinho.

Acredito sim, que ficamos muito exigentes, mas esquecemos que um companheiro é tão importante quanto o dinheiro que guardamos para uma vida digna.

É um problema cultural e de preconceito achar que não existem homens que gostam de homens maduros ou idosos – Falam tanto em experiência e sabedoria, mas na hora de manter uma relação estável não nos permitimos tentar, aí falamos que não deu certo, por um número incontável de motivos.

Outro fator que assusta bastante é que no meio gay a monogamia é vista como uma caretice e que a maioria gosta de experimentar novos companheiros. Pular a cerca é tão comum e os números não são diferentes dos apresentados no início deste artigo.

Para finalizar, também existe o que chamo de compras compulsivas em substituição ao afeto ou à falta de carinho e de companheiros.

Substituímos nossas relações humanas por bens de consumo e serviços – quando estamos sós e sem ninguém saímos que nem loucos por este mundo capitalista e gastamos nosso dinheiro em tudo o que vemos pela frente.

A felicidade é para todos, mas somos muito cruéis conosco – faça um balanço da sua vida e das suas relações e tente enxergar porque não deu certo com um ou com outro e chegará à triste conclusão de que na maioria das vezes você foi o culpado.

Diz o ditado: aprendemos com nossos erros, mas, na velhice gay não dá mais para errar e já devíamos ter aprendido todas as lições.

Mas errar é humano! sim é humano, mas é burrice insistir nos mesmos erros a vida inteira e principalmente na velhice, ainda mais sendo gay, não é mesmo?

Anúncios

Sobre Regis

57 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 26/11/2009, em Comportamento, Relacionamento. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Será que não conseguem porque são feios ou pobres, ou por que são promíscuos e volúveis mesmo. É algo a se pensar. Tá cheio de coroa feio por aí, seja bonito ou feio, pobre ou rico, que acha que a beleza está na cabeça de baixo é só. Não há interesse por união alguma, nem namoro, nem relacionamento fixo, e muitas vezes, nem amizade………só sexo mesmo: cru, rápido, sem gosto, sem graça, e não te conheço, nunca te vi. É isso aí.

  2. Acho que a sorte também faz parte deste artigo. Muitos tentam e não conseguem porque são feios ou pobres ou porque não encontraram sua alma gêmea. Milhões de seres humanos passam pela vida sem ter companheiros, sejam homo ou hetero. Abraços…..Luiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: