Gay maduro – a melhor postura é o silêncio

Nascer gay hoje é fashion.

Difícil foi nascer homossexual nos anos da ditadura e ainda ter que conviver com todos os aparatos sociais de repressão e ódio.
Há muito tempo eu não encontrava o Flávio, um velho conhecido dos anos 70. Perguntado por onde andou e o que fez, simplesmente respondeu:
Me calei no silêncio para construir a minha vida. Saí de casa e me escondí na metrópole para não ser percebido pelos familiares e amigos de adolescência. Me travesti de hetero para ser reconhecido como um bom profissional e não me arrependo de nada que fiz.
Questionado sobre as mudanças na sociedade e as leis contra a homofobia, foi categórico:
Se tivesse que fazer tudo novamente eu não mudaria nada do que fiz.
As sociedades evoluem e numa onda de liberalismo retrocedem no tempo – na vida real tudo não passa de uma farsa e sempre seremos discriminados. Todo mundo tá saindo do armário e vai chegar um dia em que vão catalogar todos os gays e exterminá-los, assim como os judeus na segunda guerra mundial.
Aí me lembrei do livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley – que narra um futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com leis e regras sociais de uma sociedade formada por castas.
Se o Flávio tem ou não razão, isso não importa. Mas ele me fez pensar sobre o presente e o que o futuro nos reserva.
O livro que citei foi escrito há mais de 80 anos e parece que foi escrito ontem.
Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 31/08/2009, em Comportamento, Literatura, Sociedade. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

