O medo da velhice e da solidão

Escrevo este post com a experiência de quem vive a realidade de um 4.9…Mas o tempo passa tão rápido – talvez a proximidade do meu aniversário de 50 anos me fez refletir esta semana sobre a vida dos gays de meia idade.

Eu não conheço um que seja totalmente despreocupado com a idéia de envelhecer. O medo da velhice para o gay vem acompanhado do medo da solidão. Heterossexuais normalmente se casam, têm filhos. Os gays têm mais dificuldade para construir uma relação estável por vários motivos, muitos chegam solteiros à meia idade e muitas vezes, até distantes de suas famílias e de seus amigos. Esta situação deve causar certo pânico e muitos questionamentos, tais como: Será que vou envelhecer sozinho? Quem vai cuidar de mim? Eu não vou deixar nenhum legado neste mundo?

Aí vem uma crise existencial, pois os gays maduros acabam se comparando erroneamente ao heterossexual. Para fugir dessa crise, muitos preferem se esconder na eterna juventude e agir como adolescentes, pensando apenas no aqui e no agora. A proporção de homens de meia idade que preferem garotos é muito grande, de cada 10 maduros 8 preferem homens mais jovens e não preciso dizer o que acontece nessas relações que muitas vezes não duram por questões da idade, inclusive, mental.

Temos sim, casos de relacionamentos duradouros, bem como, maduros que gostam de maduros e isso não é uma exceção, pois estão todos na faixa dos 20% da pesquisa.

Para terminar deixo aqui uma pergunta para os comentários:
Se o homem gay valorizar mais as coisas simples da vida, coisas mais importantes aos sentimentos, ao seu crescimento como ser humano e, até mesmo ao seu crescimento espiritual ele tem condições de mudar o seu futuro e envelhecer com sabedoria e segurança?

Anúncios

Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 19/05/2009, em Comportamento. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. É de extrema importancia tratar sobre Qualidade de Vida na terceia Idade. Tenho alguns trabalhos relacionado ao tema e estou a disposição para dialogos.
    Agradeço e Aguardo
    dos_daniel@yahoo.com.br

  1. Pingback: Solidão de amigos gays | Grisalhos

  2. Pingback: Angústia existencial dos gays « Grisalhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: