Idoso e Homossexual

Hoje eu lembrei daquele cartaz que circulou pela web no ano passado, mais precisamente na Parada Gay Paulistana , aí resolví escrever um pouco sobre o assunto do idoso.

Chegar à terceira idade não é fácil. Os problemas físicos somam-se ao preconceito sofrido por quem já passou dos 60 anos. A situação não é diferente para os homossexuais que já alcançaram essa faixa etária. A situação agrava-se, em algumas ocasiões, por conta da dificuldade de relacionamento com a família que não aceita a opção sexual escolhida por ele. Fato que não é regra, é verdade. Também a discriminação do próprio meio gay que tem um padrão de beleza muito similar ao padrão hétero. Hoje temos asilos para gays, várias ONGs que dedicam espaço ao idoso, bailes gays da terceira idade, médicos, etc.

Se você procurar na Internet as palavras do titulo deste post, não vai encontrar mais do que 10 referências ao assunto.

Há um estudo muito interessante de Anna Cruz de Araújo Pereira da Silva de Belém do Pará. No artigo Anna analisa de que forma o impedimento legal de formação de entidades familiares formais homoafetivas é fator que contribui para a vulnerabilidade social e a fragilidade pessoal de idosos homossexuais, refletindo no padrão de convívio e na identidade deste grupo, e em que medida essa vedação se contrapõe ao ideal de direitos humanos e às legislações nacional e internacional.

A quem interessar o artigo em formato PDF está disponível no link: http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/viewFile/137/109

Boa semana a todos !!

Anúncios

Sobre Regis

58 anos de idade, residente na cidade de São Paulo

Publicado em 27/04/2009, em Sociedade. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Colegas… Eu tenho um relacionamento de 19 anos com uma pessoa de 76 anos (hoje) e não vejo nenhum problema em ama-lo, e como amo este homem. Acho que o problema esta em concientizar estes senhores que descobriram a sexualidade meio tarde e se perdem em guetos… pena!

  2. Colegas… Eu tenho um relacionamento de 19 anos com uma pessoa de 76 anos (hoje) e não vejo nenhum problema em ama-lo, e como amo este homem. Acho que o problema esta em concientizar estes senhores que descobriram a sexualidade meio tarde e se perdem em guetos… pena!

  3. Gostei do texto, mas só um detalhe: existe “opção sexual”? Sexualidade se escolhe?

    No mais, eu sou louco por um velho. Tenho 36 anos e não to nem aí pra esse padrao imbecil de beleza marombada!! Morro de tesão por um 60tão. Eles estão com tudo e acho que nem sabem…

  4. Sexo, sexualidade e terceira idade. Esses são elementos que a atual sociedade ainda não consegue lidar de forma natural. Se para idosos heterossexuais o tema sexo e sexualidade é difícil, imagine então para pessoas de orientação homossexual. O assunto torna-se mais difícil quando se aborda o futuro. Uma simples pergunta “quem vai cuidar de você quando envelhecer?” revela-se complexa e desnuda uma grande problemática. Há políticas para homossexuais idosos? Tabu, silêncio e o velho preconceito contextualizam a (in)visibilidade dos homossexuais da terceira idade tornando-os mitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: